Diversibram apresentou os avanços do setor mineral em diversidade, equidade e inclusão

Por Conexão Mineral 19/03/2024 - 20:31 hs
Foto: Ibram
Diversibram apresentou os avanços do setor mineral em diversidade, equidade e inclusão
Abertura do evento online Diversibram 2024

Mais de 500 pessoas prestigiaram a abertura da Diversibram 2024 – a mineração sem rótulos, transmitida online na manhã desta 3ª feira (19/3) pelo IBRAM, organizador do evento. A Diversibram reúne especialistas em diversidade e inclusão para uma série de apresentações e debates durante todo o dia. O diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann, afirmou que nenhuma empresa pode desconhecer a realidade que está posta pela sociedade, ou seja, de promover ambientes diversos e equânimes. Segundo ele, as organizações não podem ficar isoladas desses movimentos “para o bem das próprias empresas”. O ambiente corporativo diverso, disse, “fica mais criativo, apresenta menos conflitos e permite às pessoas prosperar e se sentirem seguras. Elas desenvolvem laços positivos com a organização porque entendem que ela é justa, se preocupa de forma equânime com diversos grupos e possibilita sua ascensão. Essa é a ideia por trás da noção de diversidade que permeia o setor mineral”, afirmou.

A CEO da Anglo American no Brasil e primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Ana Sanches, fez um relato sobre seu envolvimento direto com as questões de diversidade e inclusão na companhia. Segundo ela, “o grande aprendizado é que a gente tem que ser intencional. Se a gente vê o valor, se entende a diferença que a diversidade faz, não basta só dizer que acredita e apoia. Tem que ser intencional. (A diversidade e a inclusão) Tem que ter lugar no dia a dia da liderança, senão não será possível conseguir fazer a diferença”.

Marcelo Pereira, presidente da AngloGold Ashanti, abordou sua trajetória profissional, desde a ocupação em empregos de baixa qualificação até passar por vários cargos em diversas mineradoras e, após muita dedicação e estudos, se tornar alto executivo da AngloGold Ashanti. Ele afirmou que “o grande ponto é ter consciência de como organizações podem despertar nas pessoas o respeito a cada um, qualquer que seja a crença, gênero ou opção sexual, sem julgamentos”. Também participaram da abertura Caio Magri diretor-presidente do Instituto Ethos; Silvia Waiãpi, deputada federal; Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale; Carla Wilson gerente-geral da BHP. Patrocinam o evento BHP e Vale (Ouro); Anglo American e Kinross (Prata); AngloGold Ashanti e Mosaic Fertilizantes (Bronze).

A gravação do evento está disponível no canal do IBRAM no Youtube: clique aqui para acessar